Análise e validação das funcionalidades do Sistema Electrónica de Gestão de Informação Académica 
 
No seguimento de esforços tendentes a incrementar a melhoria da qualidade de ensino e a gestão do sistema educativo em geral, preconizada no Plano Estratégico da Educação, a Direcção Nacional do Ensino Secundário, DINES, sendo um órgão central do Ministério da Educação que tem como domínio o Ensino Secundário, tem entre outras atribuições, a participação na formulação de propostas de políticas e estratégias de desenvolvimento do Ensino Secundário, a monitoria e avaliação do processo de ensino e aprendizagem bem como a promoção da eficácia e qualidade de ensino.
 
Actualmente, o crescente desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) impõem aos professores e aos técnicos do sistema educativo em geral, o desafio de integrá-las no seu quotidiano. Ao longo dos últimos anos, nas escolas do ensino secundário tem existido o esforço de proporcionar à comunidade educativa a utilização dos TICs na gestão dos processos educativos dai que diferentes escolas utilizam pacotes informáticos a sua gestão quotidiano.
 
A DINES por verificar que as escolas das diversas províncias do País, utilizam diferentes pacotes informáticos, de diferentes formas; pretende introduzir um modelo único para a sua uniformização. Neste contexto, a DINES em coordenação com a Empresa de Consultoria e Serviços SAN, com a qual assinou um memorando de entendimento, pretende introduzir um Sistema Electrónico de Gestão de Informação Académica, nas Escolas Secundárias ao nível do país.
 
Para o sucesso deste projecto será importante que outras unidades orgânicas do MINED e outras instituições interessados no processo se envolvam, cada uma a seu nível. Assim sendo a DINES em coordenação com a Empresa de Consultoria e Serviços SAN, com a qual assinou um memorando de entendimento, pretende reunir-se com as escolas que utilizaram o SEGI para o processo das matrículas. 
 
1.      Objectivos
1.1.Objectivos Gerais
 
A reunião tem objectivo fundamental a análise e validação das funcionalidades do Sistema Electrónica de Gestão de Informação Académica;
 
1.2.Objectivos Específicos
 
a)      Verificar as funcionalidades do sistema;
b)      Avaliar a eficácia dos Módulos do Sistema;
c)      Assegurar a qualidade das funcionalidades do sistema;
d)     Verificar o nível de eficácia do sistema;
e)      Avaliar a sustentabilidade do sistema;
f)       Validar o sistema
g)      Estabelecer bases para a expansão do sistema para outras províncias.
 
2.      Resultados esperados
 
a)      Verificadas as funcionalidades do sistema;
b)      Avaliadas a eficácia dos Módulos do Sistema;
c)      Assegurada a qualidade das funcionalidades do sistema;
d)     Verificado o nível de eficácia do sistema
e)      Avaliada a sustentabilidade do sistema;
f)       Validado o sistema
g)      Estabelecidas as bases para a expansão do sistema para outras províncias
 
3.      Grupo alvo
 
Escolas secundárias indicadas para a fase piloto do projecto de instalação do Sistema Electrónica de Gestão de Informação Académica, SEGI 
 
4.      Data de Realização e Local
 
01 de Março de 2013(sexta-feira) as 9h30min, na sala de reuniões, 1º andar, do MINED.