DECC apela aos fazedores de desporto escolar a abraçá-lo com zelo e dedicação

A fase distrital dos jogos escolares que se estende de 25 de Abril a 6 de Setembro de 2015, iniciou sem sobressaltos no distrito Municipal KaNyaka. A cerimónia de abertura desta fase naquele distrito, reuniu 354 dirigidos por 25 professores.

No início do evento, o senhor Fernando Macucha, chefe do Sector Pedagógico, em representação do Director de Educação e Cultura do Distrito Municipal KaNyaka explicou aos atletas a importância do desporto, referindo que este deve ser praticado com responsabilidade pois, não só proporciona um corpo saudável, como também, pode empregar, isto é algumas pessoas podem ter o desporto como seu emprego, a título de exemplo, falou da atleta moçambicana Maria da Lurdes Mutola que é uma figura incontornável quando se fala de desporto nacional e que ganhou a vida com o desporto, por fim, vincou que o desporto ocupa de forma sã os alunos para evitar que estes por sua vez, gastem tempo consumindo bebidas tradicionais sinal característico daquela Ilha.

O representante da brigada da Cidade de Maputo, Otelo Maria Lopes disse, na ocasião, que aquele acto era um passo significativo no contexto da consolidação da paz, unidade nacional bem como do desenvolvimento do capital humano e social sendo estes, alguns dos pilares do nosso desenvolvimento.

Explicou ainda, que os jogos desportivos escolares são parte integrante do sistema educativo à par de outros sectores que compõe a educação, constituem um complemento da actividade educativa, pois promovem no aluno, o desenvolvimento psico-motor, a sua formação integral e criam competências que nele desenvolvem uma visão mais ampla sobre a vida. Deste modo, os fazedores desta acção, deveriam abraçá-la com zelo e dedicação.

 ​