A cerimónia de abertura solene do ano lectivo 2017, ao nível da cidade capital, decorreu no dia 20 de Janeiro, na Escola Primária Completa de Magoanine “A”, no distrito municipal KaMubukwana sob o lema: “ Por uma Educação de Qualidade Rumo ao Desenvolvimento”. Durante a cerimónia, a Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura disse que o governo vai optar por uma gestão participativa, onde os professores e os alunos devem estar empenhados no alcance da melhoria do sector, referiu que no presente ano vai-se incentivar a supervisão pedagógica, como forma de reverter o actual estágio da educação, que se caracteriza por absentismo, fraca assiduidade dos alunos, professores e fraca planificação de aulas. Apelou aos professores e aos alunos a participarem massivamente no recenseamento populacional a ter lugar no presente ano, falou dos jogos escolares Gaza 2017, e recomendou aos gestores escolares, aos professores, aos pais e encarregados de educação e aos alunos para uma preparação adequada como forma de garantir a participação condigna da cidade de Maputo nos referidos jogos. Ainda durante as cerimónias, presenciou a distinção dos melhores funcionários, melhores alunos e melhores professores.

A Senhora Governadora Iolanda Cintura mostrou também os avanços que o sector tem dado na construção de salas para garantir a educação para todos, aliás a escola que acolheu esta cerimónia recebeu oficialmente nesse dia 16 salas de aulas novas, construídas no âmbito do Programa de Construção aceleradas de salas de aulas. Agradeceu aos parceiros da educação pela contribuição na melhoria das condições do processo aprendizagem, e à Alcances Editores pela oferta de 300 livros à escola.

Ain

da durante a cerimónia de abertura do ano lectivo, o director da Escola apresentou o relatório do ano lectivo de 2016 e o plano de 2017, onde destacou o sucesso da sua escola ao ter alcançado 75.4% de aprovações. Por seu turno, o presidente do conselho da escola pediu à governadora apoio para a construção de uma biblioteca e conclusão do muro de vedação.​