Detalhes de Noticias

 
III REUNIÃO PROVINCIAL DE PLANIFICAÇÃO

DSCF6611.JPG

Decorreu, nos dias 11 e 12 de Junho de 2018, na sala Reuniões do Instituto de Formação de Professores de Marrere, cidade de Nampula, a III Reunião Provincial de Planificação sob lema “Por uma Educação Inclusiva, Competitiva e de Qualidade” a qual foi presidida pelo Exmo. Senhor Júlio Ambali Mendes, Director Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano de Nampula.

Este evento que teve a presença do Director Nacional Adjunto de Planificação, André Utui, contou igualmente com a participação de 155 convidados, nomeadamente: Membros do Colectivo e técnicos da DPEDH, directores e chefes das RAPs, RRHs e técnicos de planificação distritais e outros convidados, nomeadamente: Representantes da DPEF, DPCTESTP, DPJT, directores dos IFPs de Marrere, Monapo, Nampula e EPFs de Nacala e Nametil, directores do CREI e da Escola Secundária de Nampula.

DSCF6615.JPG


Foi objectivo principal desta III Reunião Provincial de Planificação: Harmonizar o Plano Económico e Social (PES) e do Orçamento do Estado (OE), a partir das propostas dos Distritos, assegurando o enfoque na prioridade do sector para os próximos anos, em termos de pôr a escola a funcionar para que os alunos aprendam.

O presidente da sessão, prosseguindo fez saber que esta seria a ultima reunião de planificação realizada no ciclo de planificação, no âmbito do PQG- 2014-2019. Foram alcançados alguns indicadores e os outros ainda estão em curso, havendo necessidade de redobrar esforços com vista o alcance dos objectivos ora definidos no PQG.

Na sua intervenção, o Excelentíssimo Senhor Director Nacional Adjunto de Planificação, André Utui disse ser satisfatória a sua presença nesta reunião pois juntos iriam debater as assuntos da educação em geral e da província de Nampula em particular. Em seguida fez saber que é preocupação de Sua Excia. Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano a planificação das actividades, como uma área que determina o decurso das actividades, e por isso orientou para que os membros do conselho consultivo participassem nas Reuniões Provinciais de Planificação. Tendo se mostrado disponível para discussão dos temas agendados e, em algum momento transmitir algumas orientações.

DSCF6596.JPG