Prezados senhores,

 

O Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE), tutelado pelo Ministro da Educação - vocacionado para o desenvolvimento curricular, pesquisa educacional e elaboração de materiais didácticos - no quadro das suas competências, pretende realizar as Jornadas da Educação, edição 2015. Assim, vimos por este meio anunciar que, no presente ano, as Jornadas da Educação terão lugar no mês de Setembro, na Cidade de Maputo, tendo como lema: “A nossa escola por uma educação inclusiva, humanista e solidária”.

 

A escolha do lema “A nossa escola por uma educação inclusiva, humanista e solidária” fundamenta-se no facto de a estratégia de inclusão estar subjacente ao Plano Estratégico do Ministério da Educação, 2012-2016, onde se destaca a importância de se assegurar que todas as crianças, jovens e adultos tenham os mesmos direitos e oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, de frequentar uma escola regular, e concluir com sucesso os diferentes níveis, independentemente das suas características físicas, psicológicas, culturais e das suas condições sócio-económicas.

 

As comunicações deverão subordinar-se às seguintes áreas, tendo em conta os diferentes subsistemas de ensino:

 

·         Qualidade de Educação

·         Formação de Professores

·         Desenvolvimento Curricular

·         Ensino-Aprendizagem

·         Educar por Competências

·         Ensino à Distância

·         TIC’s no Ensino

·         Avaliação da Aprendizagem

·         Desporto Escolar

·         Gestão Escolar

·         Materiais escolares

·         Construções Escolares.

 

  Prazos

  • Inscrição: 15 de Maio a 30 de Junho de 2015.
  • Data limite de aceitação dos  resumos: 30 de Junho de 2015.
  • Envio dos artigos finais em Word: Até 10 de Agosto de 2015.
  • Envio da apresentação em Powerpoint: Até 20 de Agosto de 2015.

 Nota:

1.      As comunicações devem ser novas; portanto, não se aceitam as mesmas comunicações das Jornadas anteriores, excluindo os casos em que uma comunicação tenha sido reelaborada, depois de a sua edição ter sido reprovada pela Comissão Científica.

2.      Os artigos já editados por outras instituições ou organizações académicas nacionais não serão editados pelo INDE.

  Queiram, por favor, receber em anexo: a ficha de inscrição, os TORs e as normas de apresentação dos      resumos e artigos para as Jornadas da Educação 2015.




​​