APRESENTAÇÃO DO PROJECTO DE CONSTRUÇÃO DO CPEDG AO GOVERNO PROVINCIAL DE GAZA

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), dirigido pelo Ministro Luís Jorge Ferrão, tem envidado esforços no sentido de expandir a educação e desenvolvimento humano para todos os cantos de país, tendo em atenção a garantia da qualidade do ensino, em todos os seus subsistemas e modalidades de ensino, incluindo especialmente a educação à distância. A fim de permitir que a educação beneficie e sirva cada vez mais e melhor o cidadão, o MINED desenvolve a implantação de Centros Provinciais de Educação à Distância (CPED).

 Uma equipa central constituída por técnicos internos e da Direcção Nacional de Construções e Equipamentos Escolares (DCEE), deslocou-se para Xai-Xai com a missão de apresentar o Projecto na sessão do Governo Provincial. Nessa sessão, realizada a 29 de Outubro de 2015, o INED começou por dissecar sobre as potencialidades da educação à distância, descreveu sucintamente o historial do ensino à distância no país e finalmente fez a apresentação da componente físico-técnica do Projecto.

 Os membros do Governo Provincial reagiram positivamente à apresentação, fizeram perguntas sobre o Projecto da obra e fizeram observações e deram sugestões valiosas. Algumas perguntas relacionavam-se com o cumprimento dos prazos, atenção devida na aquisição de equipamento e mobiliário, aspectos ambientais face à natureza do local, com declive muitíssimo acentuado e lagoa contígua e outras. Pela sua natureza, merece destaque a questão levantada por alguns directores provinciais, concernente à ausência de financiamento para a componente do campo polivalente de jogos, constante do desenho do projecto. Sobre este assunto, a Senhora Governadora Provincial destacou que o campo polivalente é crucial para a província, já que a mesma é anfitriã dos próximos Jogos Desportivos Escolares. Portanto recomendou que o MINEDH estudasse o custo dessa componente estrutural e começasse com a demanda de financiamento, prometendo todo o apoio para lograr esse propósito. 

LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA PARA A CONSTRUÇÃO DO CPEDG

 A Cerimónia do lançamento da Primeira Pedra para a construção do Centro Provincial de Educação à Distância de Gaza (CPEDG) foi dirigida pela Senhora Governadora da província de Gaza, Stela Pinto Zeca, no dia 30 de Outubro de 2015. Nesta cerimónia, participaram diversos membros do Governo Provincial, distrital e do Conselho Municipal; técnicos do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), da Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano (DPEDH), da Direcção dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT), da Autoridade Tradicional e da comunidade local.

Esta cerimónia teve as seguintes momentos:

                               Ø Primeiro: foi essencialmente um acto dominado pela habitual cerimónia tradicional (Kupatlha, na lingua local) de implantação da primeira pedra, feita pelo           régulo da zona do Bairro 2013 com os ancestrais, a fim de garantirem a segurança e protegerem os construtores da obra assim como os futuros estudantes e          os outros utentes do CPEDG;

Untitled.jpg 
 

  Ø Segundo: o Dr, Custódio Lúrio Ualane, Director de Serviços da Rede de Centros Provinciais de Educação à Distância (DSRCPED), que em nome do MINEDH, em especial do INED, fez a devida apresentação do Projecto da obra de construção do CPEDG, tendo identificado os propósitos e explicado o objecto, a importância e as funções do CPEDG para a província e não só. Entretanto, complementou a sua apresentação em língua oficial, descrevendo a estrutura e composição do empreendimento;​

2.jpg

      Ø Terceiro: intervenção dos membros do governo local, da Sra. governadora da província, e presidente do monicípio de Xai-Xai que manifestaram satisfação           pela concretização do evento, ambos tendo salientado a importância da infra-estrutura na massificarão do acesso à educação e à formação para população de           Gaza e dos distritos das províncias circunvizinhas. O dado passo, a senhora governadora realçou o papel de que o ensino à distância se reveste para a                   sociedade, uma vez que permite a socialização e democratização da educação, dando mais oportunidade para que mais cidadãos se formem para o                         desenvolvimento do país. 

3.jpg 
 
 
APROVAÇÃO DO REGULAMENTO INTERNO-TIPO DOS CENTROS PROVINCIAIS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (CPED)

 
Pela necessidade de organizar os Centros Provinciais de Educação à Distância, abreviadamente designados CPED e permitir o seu funcionamento pleno, foi aprovado pelo Diploma Ministerial nº7/2016, de 18 de Janeiro de 2016, o Regulamento Interno-tipo dos Centros Provinciais de Educação à Distância e criados os CPED em todo o país, a serem implementados gradualmente, de acordo com a criação de condições materiais, técnicas e humanas.

ADVOCACIA SOBRE A EAD E CPED DE GAZA NA CIDADE DE XAI-XAI
 
 
Em cumprimento do Plano de Actividades (PdA) de 2015 e ao plasmado na Estratégia de EAD 2014-2018, o Instituto Nacional de Educação à Distância (INED), sob coordenação da Direcção de Serviços da Rede de Centros Provinciais de Educação à Distância (DSRCPED), realizou acções de advocacia de 27 a 30 de Outubro do ano acima referido, na cidade de Xai-Xai, província de Gaza e o lançamento da 1ª pedra para a construção do Centro Provincial de Educação à Distância de Gaza-CPEDG.

A actividade tinha os seguintes objectivos:
     • Apresentar o Projecto de construção do Centro Provincial de Educação à Distância de Gaza (CPEDG) ao Governo Provincial;
     • Realizar advocacia sobre a Educação à Distância (EAD) e a construção do CPEDG junto dos colectivos de Direcção dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) de Gaza, dos técnicos da Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano (DPEDH) da comunidade académica da província, nomeadamente, docentes, estudantes e interessados.
 
 
CENTRO PROVINCIAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA CIDADE DE MAPUTO (CPEDCM)

​ O Centro Provincial de Educação à Distância da Cidade de Maputo (CPEDCM) é um centro de recursos de educação à distância localizado na Cidade de Maputo, instalado no Campus da Universidade Pedagógica (UP), no Bairro de Lhanguene.

Este Centro possui duas salas de informática, três salas de tutoria, uma biblioteca, uma sala de coordenação de cursos, uma reprografia e um centro social.

Movimentando cerca de 900 estudantes à distância, num espírito de partilha de recursos, o Centro atende as seguintes instituições efectivas: 

    • Universidade Pedagógica – Centro de Educação Aberta e a Distância (UP/CEAD), com os seguintes cursos: 
            Ensino de Inglês
            Ensino de Física
            Ensino de Biologia 
            Administração e Gestão Escolar

    • Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Cooperação Moçambique/Brasil:

       o UP/Universidade Federal de Goiás (UFG): 
             Ensino de Biologia 
       o UP – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
             Ensino Básico 
       o Universidade Federal Fluminense (UFF)
             Ensino de Matemática 

       o Universidade Eduardo Mondlane (UEM) – Centro de Educação à Distância (CEND)/ Universidade Fluminense Juiz de Fora (UFJF):
             Curso de Administração Pública 

    •  Instituto Superior de Ciência e Educação à Distância (ISCED), com os seguintes cursos: 
             Ciências Políticas e Relações Internacionais
             Gestão de Recursos Humanos
             Direito, 
             Contabilidade e Auditoria 
             Gestão Ambiental
             Administração Pública

     • Instituto de Educação Aberta e à Distância (IEDA)
       o Escola Secundária da Lhanguene/ – Centro de Apoio e Aprendizagem (CAA)
             8ª Classe
             9ª Classe
             10ª Classe

Para além de provedores de ensino à distância, o CPEDCM Atende também outras instituições que queiram realizar eventos como seminários, palestras, retiros de trabalho e outras actividades compatíveis com as suas funções e espaços disponíveis.

     1.jpg
                        CENTRO PROVINCIAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA CIDADE DE MAPUTO 




Destaques: 
CPED em Progresso:

        • Gaza: uma equipa do INED constituída pelo Director da Direcção dos Serviços de Rede de Centros Provinciais de Educação à Distância e Chefe de       Departamento de Planificação, Administração e Finanças nomeadamente – Custódio Ualanee e Sérgio Cossa, deslocaram-se a província de Gaza, cidade de Xai-Xai,   a fim de monitorar o progresso da obra do Centro Provincial de Educação à Distância tendo se verificado que a obra esta em andamento conforme as imagens que   abaixo se apresentam.


           2.jpg
                                   Imagens do progresso da obra de CPED de Gaza​



             Manica: a obra do Centro provincial encontra-se na fase final de construção e a posterior, entrará no processo de apetrechamento, onde o valor estimado ronda aproximadamente nos vinte milhões de meticais (20.000.000,00Mt).

            3.jpg4.jpg
    Vista da fachada dum dos Bloco com acabamento       Processo de colocação de revestimento em paredes interiores 
 ​    em painéis metálicos .