vice - MinistrA da Educação
 
Leda Florinda é Vice-Ministra da Educação desde 15 de Janeiro de 2010.
 
Leda Florinda Hugo, de nome muçulmano Abiba, nasceu a 4 de Janeiro de 1963. É filha de Hermínio Hugo, já falecido, e de Arrucina Faquira, doméstica. Nasceu em Namapa, Província de Nampula.

Leda Florinda Hugo fez os estudos primários na Escola Primária Oficial de Ocua, em Cabo Delgado, até 1974. Depois continuou com os estudos na Escola Secundária de Nampula, onde concluíu o primeiro grau secundário em 1979. Fez o ensino pré-universitário na Escola Secundária Samora Machel, na Cidade da Beira, em 1981. De seguida, matriculou-se na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), onde até 1986, concluíu a licenciatura em Agronomia.
 Vice-Ministra
 Leda Florinda Hugo
Fez mestrado pela Texas Agrículture & Mechanics University, College Station, no Texas, Estados Unidos de América, em 1994; e o doutoramento pela Universidade de Pretória, Africa do Sul em 2003.

Engenharia agrónoma de profissão, Leda Florinda Hugo até à sua nomeação era quadro da Universidade Eduardo Mondlane. Nesta instituição, ela foi directora do curso básico na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF), entre 1994 e 1997; Direcotora do curso de Engenharia Rural, entre 2001 e 2006, chefe de secção, na Engenharia Agrária, entre 2003 e 2006; chefe de Departamento de Engenharia Rural, entre 2006 e 2007; Directora Pedagógica da UEM, em 2008.
Foi presidente da Comissão de Transição da DFD, da Beira para a Unizambeze, pela UEM, de 2008 a 2009.
Leda Florinda Hugo contribuiu e harmonizou o processo de introdução da reforma académica na UEM, entre 2008 e 2009; fez supervisão de vários estudantes de licenciatura na UEM, foi co-fundadora e implementadora da disciplina de Tecnologias pós-colheita, na FAEF, em 1989.

Em reconhecimento do seu mérito, Leda Florinda Hugo beneficiou-se de bolsa de estudos, do programa SADC/INTSORMIL para formar os primeiros cientístas/tecnólogos de alimentos da SADC, em 1991, e recebeu um Diploma de Doutoramento da excelência, pela Universidade de Pretória, em 2002.
É divorciada e mãe de um filho e uma filha. É muçulmana e fala Emakuwa, Português e Inglês.
É membro do Partido Frelimo.
Leda Florinda Hugo frequenta o ginásio da Escola Secundária Josina Machel no período da manhâ e as aulas de dança e aeróbica na Academia de Dança Tropical, no ginásio da Escola Comercial de Maputo. É uma pessoa hiper-activa. Por força das circunstâncias, tem sob seu cuidado quatro sobrinhos órfãos.
 

 

 

​​