info@mined.gov.mz +258 21 480 700

PR quer propostas concretas para melhoria da qualidade de educação

Maputo, 24 de Julho de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manifestou o interesse de ver as discussões da Conferência Nacional sobre Educação de Qualidade em Moçambique a produzirem propostas completas sobre a qualidade e relevância de ensino no país.

O Chefe do Estado falava na abertura da Conferência Nacional sobre Educação de Qualidade em Moçambique, que se realiza sob o lema “Por uma Educação de Qualidade, Inclusiva e Equitativa, em prol do Desenvolvimento Sustentável”.

No seu discurso de ocasião, o Presidente da República defendeu que a educação é a força que impulsiona avanços na vida política, cultural e social, na economia e no domínio tecnológico e que a sua qualidade possibilita aos indivíduos a operar transformações que beneficiem a si, à sua família, à sua comunidade e ao seu país.

A Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano esteve acompanhada pelos Membros do Conselho Consultivo e contou, igualmente, com a presença do Vereador do Distrito Municipal Ka Tembe, do Director dos Assuntos Sociais da Cidade de Maputo, da Associação dos Escritores Moçambicanos, dos parceiros de cooperação, entre outras individualidades.

‘’A educação e formação de qualidade aumentam as habilidades técnicas psíquicas e emocionais do indivíduo. Ajuda a tomar melhores decisões, contribui para o aumento da produtividade no sector produtivo, de rendas familiares e o crescimento da economia’’, realçou o estadista moçambicano.

O Governo, segundo disse, tem perspectivas imediatas para o incremento de qualidade dos subsistemas de ensino, entre outras, elevar o número de docentes com grau de Doctor, bem como massificar a sua formação continua.

‘’Gostaríamos que colocassem discussões que irão resultar em propostas completas sobre a qualidade e relevância de ensino e seus resultados, em particular nos seus aspectos críticos de como garantir que todos os moçambicanos, sem descriminação, tenham acesso ao ensino de qualidade’’, disse o Chefe do Estado.

Desta conferência espera-se ver definidas as estratégias e caminhos a seguir para o fortalecimento do Sistema Nacional de Educação, de modo a responder aos 4 pilares da educação, nomeadamente “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver” a serem compiladas num plano de acção final.


Fonte: Presidência da República